• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Lei em vigor em 2025 traz isenção em 6 dívidas, incluindo conta de luz e telefone, aos idosos 60+

Dívidas acabam deixando os brasileiros em pânico, principalmente quando os juros ficam cada vez mais altos

Lei em vigor em 2025 traz isenção em 6 dívidas, incluindo conta de luz e telefone. Esse benefício é direcionado a grupos de idosos 60+.

O fato é que muitos idosos 60+ se tornam os pilares de suas famílias e com a aposentadoria, acabam custeando gastos de consumo, como conta de luz, telefone, etc.

Porém, depois da pandemia da Covid-19, ficou ainda mais crescente o número de idosos 60+ que se endividaram.

A partir de informações do portal UOL e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em benefícios, detalha agora quais isenções alguns grupos de idosos têm direito.

O fato é que a Lei do Superendividamento, criada em 2021, estabeleceu um sistema de negociação de blocos de dívidas para a diminuição do endividamento.

Atualmente é possível se dirigir ao Procon local e solicitar a renegociação de dívidas com todos os credores.

QUAIS SÃO AS 6 CONTAS QUE OS IDOSOS 60+ PODEM RENEGOCIAR?

A Lei do Superendividamento vale para todos os consumidores, porém idosos 60+ acabam tendo mais dívidas por serem os principais responsáveis financeiros de suas famílias.

Ao atender a essa legislação, uma série de encargos pode ser renegociado ou até mesmo perdoado.

Ou seja, a isenção dos JUROS pode ocorrer em algumas situações. Porém, a dívida original deve ser paga normalmente. As contas de consumo e dívidas bancárias que podem ser renogciadas são:

  1. Conta de água;
  2. Conta de luz;
  3. Conta de telefone;
  4. Empréstimos;
  5. Financiamentos;
  6. Cartões de crédito;

Para aproveitar a Lei do Superendividamento, o idoso precisa entrar em contato com as credoras, apresentar a documentação necessária e solicitar a aplicação da legislação.

MAS AFINAL, COMO RENEGOCIAR UMA DÍVIDA?

Primeiramente, como citado acima, o idosos devem procurar a empresa que está cobrando a dívida.

Desse modo, deve expor sua situação financeira delicada e buscar uma renegociação.

Porém, caso não seja possível negociar, o requerente deverá buscar os centros de conciliação em superendividamento, presentes nos Procons locais e nos fóruns do Poder Judiciário.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

  • Primeiramente, o Governo Federal, através da Lei do Superendividamento, garante aos brasileiros, entre eles idosos 60+ a possibilidade de isenção no juros de algumas dívidas.
  • Porém, essa medida tem como objetivo garantir uma qualidade de vida digna, aliviando o fardo financeiro.